Portal, na nuvem, de serviços auxiliares do contador, que integra diversos produtos:
- JB Comunica: Comunicação interna e com o cliente, registrando e protocolando todas as mensagens.
- JB Obrigação: Gerenciamento das tarefas do escritório com responsáveis, vencimentos e alertas.
- JB Ged: Gerenciamento de documentos eletrônicos como NFe, NFCe, CTe, e demais documentos digitais para acesso ao cliente.
- JB SmartIR: Gerenciador de declarações de Impostos de Renda PF.
- JB Cliente: Acesso as informações de licenciamento e gestão financeira com a JB Software.
Quer saber mais?
A complexidade dos procedimentos fisco-contábeis-tributários trouxe consigo uma carga adicional que é representada pelo
risco de fornecimento de dados errados. Assim para controlar as informações transmitidas entre partes de um
relacionamento comercial são de suma importância. Já entre o empresário e o seu contador passou a ter uma relevância
muito maior em razão da responsabilidade profissional do contabilista no campo ético, civil e/ou penal.
Desta forma ganhou maior relevância o registro e controle das conversações mantidas entre as partes relacionadas no
processo.
É nesta linha que o JB incorporou em seu projeto computacional na nuvem um sistema, o JB Network, focado no controle dos
dados e informações transmitidas entre parceiros de negócios por meio de uma engenharia complexa. Esta, por sua vez,
está baseada em teorias de desenvolvimento de última geração, de artefatos que convergem sempre para o registro de
protocolos com característica de caixa de e-mail, com foco no controle dos eventos de cada protocolo.
Desta forma é possível realizar, por meio de protocolo, a comunicação entre as partes, o envio de documentos digitais, o
armazenamento de documentos eletrônicos e muito mais, sempre com a possibilidade de avaliar quem criou, que hora
acessou, quando visualizou e muito mais.
Observem atentamente as inovações descritas abaixo.
Por ser uma ferramenta de comunicação oficial, o uso será restrito às pessoas envolvidas no processo e focada exclusivamente para comunicação profissional, permitindo aos gestores a desinstalação de outras ferramentas abertas a comunidades como Skype, GTalk, entre outras.
Por utilizar muitas ferramentas web, o leiaute do projeto está sendo idealizado para ter os mesmos itens de maleabilidade das caixas de mensagem já amplamente definidas nos webmails, o que auxiliará no aprendizado e manuseio.
A ferramenta permite vários encadeamentos de comunicação, porém serão liberados somente quatro níveis de atuação que atenderá:
- JB > Franquias.
- Franquias > Contratantes da Ferramenta e
- Contratantes da Ferramenta > Seus clientes.
A comunicação vertical de cima para baixo é livre, porém, a comunicação de baixo para cima deverá obedecer a estrutura hierárquica. Assim: se um cliente do escritório enviar uma comunicação para cima, somente poderá fazê-lo para os usuários do Escritório. O usuário do escritório poderá adicionar ao protocolo um usuário da Franquia, que por sua vez poderá adicionar um usuário da JB.
Estas são as possibilidades de convergência das comunicações em qualquer modalidade:
- Entre Empresas Contábeis e seus clientes.
- Franquias JB e Empresas usuárias das aplicações da JB1.
- JB e Franquias JB2.
Muitos são os documentos que se encontram no escritório que precisam, frequentemente, ser fotocopiados para envio aos empresários, como por exemplo:
- Contrato Social e suas alterações.
- Balanços e balancetes.
- Negativas.
- Fichas informativas com dados cadastrais, etc.
Com esta ferramenta é possível adicionar os documentos digitalizados em um protocolo tipado, indicando que os documentos anexados não devem ser excluídos ao ser finalizados ou indicando um prazo maior de exclusão e encaminhar o protocolo aos gestores da empresa. Desta forma, a qualquer tempo, qualquer um dos usuários indicado no protocolo poderá pesquisá-los e baixar os arquivos, assim como imprimi-los.
A necessidade financeira governamental e disposições de normas contábeis têm ampliado em demasia os encargos dos profissionais contábeis.
O aumento da carga combinado com a ânsia tributária e financeira dificulta o atendimento das obrigações, pois as deixa mais complexas, o que demanda maior tempo de atuação nos processos. Isto, ainda combinado com o encurtamento considerável dos prazos das obrigações e dos vencimentos dos tributos, vêm dificultando ainda mais os processos operacionais do setor.
Estes fatores, agregados à responsabilidade solidária profissional, têm ampliado os encargos e deveres da classe.
Com isto cresce o legado dos profissionais contábeis e exige agilidade, rapidez e segurança no recebimento e envio de documentos relativos ao ofício.
Pergunte-se, profissional da área, se não é comum no dia de vencimento ter que mandar o office boy entregar guias para que o cliente vá correndo ao banco fazer o pagamento?
É claro que isto pode ser solucionado com o envio de um e-mail, mas não é natural o cliente dizer que:
- Não foi enviado.
- Não recebeu.
- Caiu na caixa de spam.
Assim, este produto foi idealizado para minimizar o custo operacional e permitir o envio de guias e documentos em tempo recorde para evitar algumas cenas comuns como estas.
Imagine-se podendo enviar estes documentos com um clique e, de quebra, poder acompanhar cada processo com hora, minuto e segundo:
- Quem está relacionado do protocolo.
- Quem visualizou.
- Quem imprimiu.
- Quais protocolos ainda não foram lidos e assim por diante.
Já pensou em quanto isto reduzirá o seu risco com atividades externas?
Consegue dimensionar como isto vai diminuir o seu estresse?
Isto não o deixaria mais tranquilo?
Um dos itens mais difíceis atualmente é fazer com que os clientes das Empresas Contábeis reúnam todos os documentos eletrônicos emitidos por terceiros e os encaminhem para a escrituração, a fim de aproveitar todos os dados por meio de importação eletrônica em lugar da digitação manual.
Por meio desta ferramenta o contador ou empresa poderá iniciar um protocolo de baixa de xml das NF-e, para que a empresa, na máquina que possua o certificado, possa acessar via Web este protocolo e processar a baixa de todos os documentos diretamente do portal da NF-e.
Como para baixa os xmls é necessária a cientificação das operações, caso estas não tenham sido realizadas, o procedimento permitirá que o empresário confirme ou negue o negócio, para então salvar os arquivos.
Os dados básicos dos documentos serão armazenados em banco, o que permitirá pesquisa por emitente e períodos, entre outras funções.
Os arquivos podem ser baixados em qualquer outra máquina pela pessoa que possui acesso ao protocolo, neste caso, o escritório contábil.
Dentro da aplicação JB Cepil será implantada a importação de forma direta do protocolo. Assim o sistema baixará os arquivos e os carregará automaticamente para manutenção e consistência, como é realizado hoje por meio de arquivos disponíveis na máquina.
A empresa pode adicionar seus xml de documentos de emissão própria diretamente no protocolo para baixa no escritório e ou importação direta pelo sistema.
A contratação de toda esta ferramenta é mediante a alocação de espaço físico. Assim, caso a empresa desejar manter seus documentos eletrônicos pelo prazo legal, basta não excluir os arquivos dos protocolos.
Desenvolvido com as últimas tecnologias em sistemas para internet. Todo o sistema está construído sobre a renomada plataforma Java, oferecendo segurança e flexibilidade aos stakeholders (todos os envolvidos no projeto, desde sua concepção até o usuário final). Além da utilização de Java, conta ainda com os recursos mais avançados dos navegadores de internet, como HTML5 e CSS3, e os frameworks de desenvolvimento melhor conceituados do mercado.
OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).